O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) interditou, no início da tarde desta quinta-feira (12), o tráfego sobre a ponte entre Ibirama e Apiúna, no km 111 da BR-470/SC. A ação foi tomada considerando os elevados volumes de chuva e o aumento do nível do rio Itajaí-açu II, que se aproxima das vigas da ponte e continua subindo. Essa medida preventiva visa garantir a segurança de todos os usuários e não há previsão para reabertura.

O DNIT sugere rotas alternativas, utilizando a BR-282/SC e a BR-280/SC, para desvio de tráfego. É enfatizado que o volume de chuva está excepcionalmente alto, resultando em inúmeras ocorrências, e as rodovias devem ser utilizadas somente em situações de extrema necessidade.

Além da interdição da ponte, o km 150 (Agronômica) e o km 239 (Curitibanos) da BR-470/SC também estão bloqueados, sem previsão de liberação. Outros pontos, localizados em Ibirama, Apiúna e Rio do Sul, estão operando em meia pista devido a deslizamentos. O DNIT mantém-se em estado de prontidão, monitorando ativamente as rodovias federais catarinenses.

As informações são da Tribuna do Vale

ntcgroup