Mais de 91 mil catarinenses, que se inscreveram para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023, retornam aos locais de aplicação neste domingo (12) para o segundo dia de provas. Mesmo quem não compareceu no primeiro domingo (Santa Catarina deve 26,4% de abstenção) pode ir na segunda etapa. Nesta, são aplicadas perguntas de Ciências da Natureza e de Matemática.
Quem não foi no primeiro dia por motivos que não se enquadram no edital, no entanto, não tem direito à reaplicação. O participante será considerado ausente no primeiro dia e terá as notas do segundo divulgadas no boletim de desempenho individual.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as pontuações servirão apenas para autoavaliação de conhecimento. As pessoas que faltaram por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas, como prevê o edital, podem pedir para fazer as provas nos dias 12 e 13 de dezembro. O mesmo vale para quem foi alocado em locais de prova com distância superior a 30 km de casa. As solicitações devem ser feitas na Página no Participante.
Ainda conforme o Inep, mais de 91 mil candidatos de Santa Catarina se inscreveram no Enem. O exame é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Veja tudo que você precisa saber sobre o segundo dia do Enem
Horários
- Abertura dos portões: 12h
- Fechamento dos portões: 13h
- Início das provas: 13h30
- Término das provas: 18h30
O candidato só poderá sair com o Caderno de Questões nos últimos 30 minutos que antecedem o término da prova.
Como consultar seu local de prova
- Acesse a Página do Participante;
- Insira seu CPF e clique em “Continuar”;
- Insira sua senha gov.br e clique em “Entrar”;
- Clique em “Aplicação” e em, em seguida, clique em “Local de Prova”;
- Clique novamente em “Local de Prova” e salve o cartão de confirmação;
- O local da prova vai estar descrito no cartão de confirmação. A recomendação do Inep é imprimir este cartão.
Como vai funcionar o transporte público
Algumas cidades catarinenses vão isentar a tarifa de ônibus nos domingos de prova. É o caso de Florianópolis, que terá frota extra nos dias do exame. A gratuidade será oferecida para os candidatos que tiverem o cartão estudante e estudante social, por meio do ressarcimento de até duas passagens para cada dia de realização de prova, conforme o sistema de bilhetagem.
O que levar no dia do Enem
- RG ou outro documento oficial com foto (documentos digitais também são válidos);
- Álcool em gel;
- Máscara de proteção facial (só não é obrigatória em locais que liberaram o uso em ambientes fechados);
- Caneta esferográfica transparente com tinta na cor preta (leve pelo menos duas, caso uma falhe);
- Cartão de confirmação de inscrição;
- Lanche (ideal é levar alimentos que deem energia, como chocolates, castanhas e barras de cereal) e água em garrafa transparente (a embalagem não deve ter rótulo). O lanche poderá ser vistoriado pelo fiscal de sala.
Uma dica é ir com roupas e calçados confortáveis, afinal, a prova é longa.
Documentos digitais de identificação que serão aceitos pelo Inep:
- e-Título,
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Digital; e
- RG Digital.
- O candidato deve apresentar o aplicativo oficial ao fiscal — capturas de tela (“print“) não serão aceitas. Após a entrada na sala de aula, o uso do celular continuará vetado.
O que não pode levar
- Telefones celulares, calculadoras e qualquer equipamento eletrônico devem ser desligados e guardados no envelope porta-objetos antes de entrar na sala de provas. Caso algum som seja emitido dos aparelhos durante a prova, o candidato será eliminado;
- Qualquer dispositivo que receba imagens, vídeos ou mensagens;
- Óculos escuros, bonés, chapéus, viseiras ou gorros;
- Bebidas alcoólicas, cigarro e/ou drogas ilícitas.
- Atenção: O envelope porta-objetos, lacrado e identificado, deve ser mantido debaixo da carteira desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local de provas.
Declaração de comparecimento
O participante que precisa comprovar presença no exame deve emitir a Declaração de Comparecimento, disponível na Página do Participante. O documento deve ser impresso e apresentado ao chefe de sala no momento da identificação. O Inep não fornece comprovante de presença após a aplicação do exame.
*Com informações do g1.