Na primeira semana de setembro, em Santa Catarina, é geralmente esperado temperaturas que marcam a transição entre o inverno e a primavera. No entanto, com as últimas reviravoltas, o que esperar do tempo?
No penúltimo dia de agosto, nesta quarta-feira (30), a presença de nevoeiro, chuvas fracas e isoladas foram marcantes na Grande Florianópolis e nas regiões Nortes do Estado, motivado por conta da circulação marítima.
No entanto, segundo a Defesa Civil, ao decorrer do dia, o sol passa a predominar nestas áreas, assim como nas demais regiões de Santa Catarina, com a presença de ventos fracos e com direção variada.
As temperaturas podem superar 20 °C em todo o estado catarinense e chegando aos 27 °C no Oeste e aos 25 °C no Litoral. A Defesa Civil ainda informa não haver riscos para ocorrências meteorológicas.
Último dia de agosto deve ter geada na Serra
A quinta-feira (31) deve amanhecer com a presença marcante de nevoeiros. Mas, no decorrer do dia, as temperaturas se elevam e o sol será predominante. A Defesa Civil avisa haver condições para formação de geadas nas áreas altas da Serra, onde as temperaturas mínimas ficam abaixo de 5ºC.
E como fica o tempo nos primeiros dias de setembro em SC?
Na sexta-feira (1), tudo mudará. Conforme a Defesa Civil, as chuvas e temporais retornam, e começam pelo Oeste do Estado, no final da manhã. As demais regiões serão atingidas no decorrer da noite.
Neste dia, a Defesa Civil indica que o risco para ocorrências com chuva é moderado. A chuva poderá causar alagamentos e enxurradas pontuais, principalmente para o Grande Oeste e as áreas que fazem divisa com o Rio Grande do Sul.
Entre sábado (2) e domingo (3), a chuva deve permanecer em todas as regiões do Estado. De forma persistente e intensa por um período, pode resultar em volumes significativos de precipitação, por conta de uma frente fria no Sul do Brasil e um sistema de baixa pressão no Sul do Paraguai.
O risco é alto a moderado para ocorrências associadas a temporais, alagamentos, enxurradas e deslizamentos.
Fonte: ND+