A Polícia Civil informou, nesta quinta-feira (6), que investiga uma série de golpes em caixas eletrônicos de supermercados na Grande Florianópolis. Segundo os relatos, após alertaram para uma suposta necessidade de atualização de cadastro, os estelionatários acabam ficando com o cartão da vítima.
A aposentada Teresinha Correa, 70 anos, diz que perdeu R$ 1,3 mil após ter o cartão levado em um estabelecimento em São José.
Ela conta que, na ocasião, o golpista a abordou quando ela saia do caixa, após terminar a operação, com um papel que supostamente teria saído da máquina.
O documento falso destacava a necessidade de atualização do cadastro bancário – caso contrário, o cartão seria bloqueado e uma multa, cobrada. O papel tinha número do banco e do protocolo, além do pedido de atualização.
Após a interação, o suspeito trocou o cartão dela por o de outra pessoa, sem que aposentada percebesse.
“O cara fala tão rápido contigo, te envolve tanto, que você não tem tempo de pensar. Ele sabe que se você pensar, vai notar que tem alguma coisa errada”, relata.
A aposentada percebeu que havia caído em um golpe já fora do local. “Olhei o cartão atrás e não era meu. Comecei a gritar que roubaram o meu cartão”, conta.
Segundo o delegado Leonardo da Silva, da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), a polícia identificou que, às vezes, os suspeitos de passam por funcionários de banco.
“Foram iniciada algumas investigações pela Polícia Civil, e, assim que os autores forem devidamente identificados, eles irão responder na forma da lei”, esclareceu.
De acordo com o consultor de segurança Eugênio Moretzsohn, para evitar esse tipo de golpe, a orientação é não confiar informações pessoais a estranhos, principalmente durante uma operação financeira.
“Não deve haver proximidade de pessoas a um idoso que está manipulando uma máquina de dinheiro, salvo funcionários da agência prontamente identificados, a fim de que ele não seja surpreendido por uma iniciativa que é aparentemente amistosa, mas que traz em si uma traição”, destaca.
Fonte: G1SC