Você já ouviu falar em microangiopatia? Conhecida popularmente como “AVC Silencioso”, a microangiopatia é conhecida por pequenas lesões cerebrais recorrentes e progressivas, que afetam de alguma forma a estrutura do cérebro e o seu funcionamento. É considerada uma doença silenciosa, pois não apresenta sintomas, mas exige atenção e cuidados.

“Este é um problema que pode ocorrer em qualquer região do cérebro, e em várias ao mesmo tempo. Em muitos casos não é diagnosticado, pelo fato de não apresentar sintomas, porém, com o advento de exames de neuroimagem, como a tomografia e ressonância magnética, e a melhora progressiva na capacidade diagnóstica e resolução das imagens, geralmente estes achados são identificados. Na maioria das vezes, quando realizamos exames para investigação de outras causas e doenças associadas ao cérebro”, explica o médico neurologista do HSJosé, Dr. Fernando Topanotti Tarabay (CRM/SC-22270 – RQE 18727).

De acordo com o especialista, geralmente os sintomas do “AVC Silencioso” são inespecíficos, como queixas de memória, alguma dificuldade leve de mobilizar ou sentir membros e alterações de linguagem.

“É possível prevenir e reduzir as lesões mantendo-se hábitos de vida saudáveis, exercício físicos e acompanhamento médico regular. São sinais de que alguma coisa está errada no corpo, problemas como diabetes, pressão alta, colesterol e triglicerídeos alterados. Tudo isso aumenta a intensidade e gravidade das lesões, que com o tempo podem evoluir com limitações, como demências e risco aumentado de AVC maior”, esclarece Dr. Fernando.

Fonte: G1SC

ntcgroup