Mais de 4,3 milhões de pessoas de inscreveram para o Enem, cujo primeiro dia de aplicação ocorre neste domingo (3).
De acordo com professores ouvidos pela CNN, a partir do tema, a “abordagem do aluno precisa considerar os aspectos históricos, sociais, culturais e políticos da herança africana.”
“É preciso fazer uma análise crítica da situação e propor uma intervenção que contribua para a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento dessas influências. De alguma maneira, o aluno deve abordar, por exemplo, a cultua afro em diferentes aspectos, como na religião, cultura, que muitas vezes é inviabilizada por preconceitos” disse, Ademar Celedônio, diretor de ensino e inovações do SAS Educação.
Como repertório, os estudantes poderiam trazer, por exemplo, “O Navio Negreiro”, de Castro Alves, e “Quarto de Despejo”, de Maria Carolina de Jesus, segundo a professora de redação do Colégio Positivo Candice Almeida.
Ela ainda acrescentou que outro repertório poderiam ser a lei que obriga a estudar a cultura afro-brasileira nas escolas, a lei de igualdade racial e a lei de condenação ao racismo.
Além da redação, o primeiro dia de Enem conta com 90 questões, sendo metade de linguagens (língua portuguesa, literatura e língua estrangeira) e metade de ciências humanas (história, geografia, filosofia e sociologia).
Fonte: G1