Caso curioso foi compartilhado pela PMRv (Foto: PMRv, Divulgação)

Um caminhão foi flagrado nesta terça-feira (23) carregando uma casa inteira. O flagra foi feito próximo ao viaduto que dá acesso ao Balneário Esplanada, em Içara, Sul de Santa Catarina, e compartilhado nas redes sociais pela Polícia Militar Rodoviária (PMRv).

Este tipo de transporte, de uma residência, não é necessariamente ilegal. No entanto, segundo a PMRv, é preciso uma Autorização Especial de Trânsito (AET) emitida por um órgão de trânsito competente, como o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) ou pelo próprio município, dependendo de quais vias o veículo vai percorrer.

Além disso, é necessário o auxílio de batedores (agentes de segurança devidamente identificados que alertam os motoristas sobre perigos durante a viagem), dependendo da distância a ser percorrida e do tamanho lateral da carga transportada.

A PMRv não informou se o caminhão em questão chegou a ser multado, já que o veículo não foi abordado. O flagrante foi enviado à polícia por moradores.

Na publicação da PMRv nas redes sociais, o registro impressionou e rendeu comentários inusitados. Alguns usuários recordaram situações da infância em que o transporte de casas desta maneira seria comum. Outros preferiram brincar com o conceito peculiar de casa sobre duas rodas: “Motorhome raiz”, escreveu um usuário.

As informações são da NSC

ntcgroup