Moradores de Santa Catarina sentiram tremores após um forte terremoto atingir o Chile, na noite de quinta (18). Há relatos em Chapecó, no Oeste, em Palhoça e no Norte da Ilha. Outros pontos do Brasil também sentiram o fenômeno.
A Defesa Civil estadual confirmou a ocorrência de tremores no Estado. De acordo com a nota assinada pelo geólogo Matheus Klein Flach, o fenômeno ocorreu pela proximidade de Santa Catarina com o Chile e não trouxe riscos de deslizamentos de terra ou danos em estruturas.
“Os terremotos são fenômenos naturais causados pelo deslocamento das placas tectônicas. O Chile encontra-se em área de limites entre placas convergentes. Já o Brasil situa-se na região central da placa tectônica, onde é muito menos provável o aparecimento de termos de grandes magnitudes”, explica a nota.
Relatos de moradores
Em Chapecó, a primeira ocorrência foi registrada pelos bombeiros às 23h13, na rua Barão do Rio Branco, no bairro Jardim Itália, com moradores relatando tremor no prédio. Alguns minutos depois, às 23h29, houve outros acionamentos nos bairros Seminário e Passo dos Fortes. Ninguém ficou ferido, de acordo com os bombeiros.
No site colaborativo Sentiu Aí?, do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), dois moradores de Palhoça, um de Chapecó e outro do Norte da Ilha relataram tremores. Também há relatos em cidades do Paraná, de São Paulo, de Minas Gerais, do Distrito Federal e do Maranhão.
Uma moradora de Palhoça escreveu a experiência em seu prédio na Rua Joci José Martins: “Estava deitada com meu marido e sentimos a cama balançar. Num primeiro momento, não entendemos o que estava acontecendo. Quando ele perguntou se eu também estava sentindo e viu a TV balançar, chamamos nossa filha e descemos (moramos no sétimo andar). Os moradores do 8° andar também desceram bastante assustados.”
Também em Palhoça, houve um relato na Rua Irmã Dulce. “Moro no 4º andar, cobertura do prédio. Eu e minha esposa acordamos com barulho de portas batendo (portas de correr dos roupeiros) e em seguida sentimos forte tontura. Moradores do 3º andar e do 2º também ouviram móveis da suas casas mexerem, e no 3º andar também um morador relatou sentir tontura”, diz o relato.
Terremoto no Chile
O sismo ocorreu por volta das 22h50min, a 126 km de profundidade e a 20 km ao sul da cidade de San Pedro de Atacama, que fica a 1.630 km da capital Santiago, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). De acordo com o presidente chileno, “não há informações de danos ou de pessoas feridas”.
No mesmo horário, brasileiros relataram que sentiram o tremor, principalmente em São Paulo. Nas redes sociais, brasileiros relataram terem sentido o imóvel tremer e publicaram vídeos de plantas e de objetos balançando.
Fonte: NSC