O frio, embora nada comparado em intensidade ao que se experimentou no final de junho e nas primeiras duas semanas deste mês, será uma constante no Rio Grande do Sul e outras áreas do Sul do Brasil nos próximos dias com formação de geada em áreas de maior altitude. Mesmo sem uma massa de ar frio de origem polar presente e até com ingresso de ar mais quente, o frio à noite será favorecido durante a noite pelo tempo aberto e o perfil seco da atmosfera, o que favorece acentuado resfriamento noturno e traz uma grande amplitude térmica durante o dia com marcas agradáveis.
Nesta quinta-feira, por exemplo, no estado de Santa Catarina a temperatura caiu abaixo de zero hoje cedo com geada e mínimas de -2,2ºC em Bom Jardim da Serra; -2,0ºC em São Joaquim; e -1,4ºC em Urupema. No Rio Grande do Sul, estações meteorológicas registraram mínimas hoje de 0,2ºC em Soledade; 0,4ºC em Pinheiro Machado; 1,0ºC em Vacaria; 2,3ºC em Lagoa Vermelha; 2,4ºC em Esmeralda; 2,7ºC em Ernestina, Monte Alegre dos Campos e São José dos Ausentes; 2,8ºC em Tapera; e 3,0ºC em Muitos Capões.
Em Porto Alegre, a temperatura mínima desta quinta-feira na estação do Jardim Botânico, na zona Leste da cidade, foi de 12,0ºC, entretanto na estação de Belém Novo, no extremo Sul, a mínima desceu a 9,2ºC. À tarde, a temperatura nesta quinta foi agradável após as nuvens baixas se dissiparem. A Fronteira Oeste e o Noroeste atingiram marcas perto e acima de 25ºC enquanto Porto Alegre teve 22,4ºC no Jardim Botânico.
Como previsto, cidades da costa e da região das lagoas permaneceram o dia todo hoje com presença de nevoeiro. Na cidade do Rio Grande, no Sul do estado, o final da tarde da quinta-feira registrava neblina e nevoeiro em diversos pontos. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia na cidade registrou máxima de apenas 13,1ºC. Às 17h, fazia apenas 10,9ºC em Rio Grande; 12,5ºC em Pelotas e 13,6ºC em Camaquã enquanto no mesmo horário a temperatura era de 25ºC em São Borja. Nesta sexta, o ciclo de nevoeiro, nuvens baixas e depois sol se repete.
Em horas da madrugada e da manhã, nuvens baixas e nevoeiro cobrem vários pontos do estado, em especial do Centro e do Leste gaúcho. Com o passar das horas, de manhã, começam a se dissipar e dão lugar ao céu azul, como ontem. Em alguns pontos, como da costa e nas lagoas, o nevoeiro pode tardar a se dissipar. Com tempo aberto na maior parte das localidades, o resfriamento noturno é acentuado e a sexta-feira começa com frio, até com possibilidade de formação de geada nos Campos de Cima da Serra.
Muitos pontos da geografia gaúcha amanhecem nesta sexta com marcas inferiores a 10ºC, entretanto nos Aparados as baixadas podem anotar 0ºC a 2ºC. Já a tarde desta sexta deverá ter marcas outra vez agradáveis, acima de 20ºC na grande maioria das cidades gaúchas, e superiores a 25ºC em setores do Oeste e do Noroeste. Na Fronteira Oeste, máximas de até 27ºC são possíveis.
No fim de semana e no começo da semana que vem, o tempo aberto ou com escassa nebulosidade seguirá favorecendo noites frias com mínimas perto e abaixo de 10ºC na maior parte do Sul do Brasil, sendo que em áreas de maior altitude do Nordeste do Rio Grande do Sul e em Santa Catarina e no Paraná haverá pontos com menos de 5ºC e até geada em baixadas.
Fonte: MetSul: https://metsul.com/frio-sera-frequente-a-noite-no-sul-do-brasil-nos-proximos-dias/ .