anta Catarina se prepara para dias chuvosos. Por conta do declínio das temperaturas no fim de semana, órgãos que monitoram o clima chegaram a mencionar chance de neve e ‘chuva congelada’ no estado. A formação de uma frente fria, no entanto, vai impedir os eventos.

Segundo Marcelo Martins, meteorologista da Epagri/Ciram, órgão oficial de previsão do tempo de Santa Catarina, para neve ou geada ocorrerem, são necessárias condições favoráveis, o que inclui temperaturas negativas, não previstas para este fim de semana.

“Se estiver chovendo, às vezes não tem o frio suficiente, fica 4ºC. Isso não é suficiente para nevar. E quando está, por exemplo, 0ºC, aí está muito úmido e há chuva congelada. Se estiver muito frio e muito seco, aí já é o contrário. Para nevar, tem que estar encoberto. Por isso, não há indicativo de neve. No início da semana até tinha”, disse Martins.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também não cita a possibilidade de neve ou geada no estado. O alerta para Santa Catarina está relacionado a queda do termômetro. As mínimas ao amanhecer ficam entre 3ºC e 5ºC no fim de semana.

Entenda como foram os fenômenos

  • Geada: camada de gelo sobre superfícies expostas ao relento por conta das baixas temperaturas;
  • Neve: acontece quando há nuvem de chuva com temperaturas abaixo de 0ºC. O tipo de chuva que cai da nuvem já sai em forma de flocos, congelada.
  • Chuva congelada: ocorre quando a neve que cai da nuvem passa por uma camada de ar mais quente, com temperatura acima de 0°C, mas depois volta a encontrar uma camada de ar frio, e recongela antes de chegar ao chão, formando os pequenos aglomerados de gelo que caem no chão.

Chuva

A chuva deve ganhar força a partir da tarde de sábado (6). No domingo (7), o tempo deve continuar chuvoso no Sul, mas com o avanço da frente fria, as instabilidades se espalham por todas as regiões.

No Sul e na Serra, os acumulados dos dois dias podem ultrapassar os 150 milímetros, o que representa mais do que a média história de chuva esperada para todo o mês de julho no Sul e maior parte da Serra.

Orientações

A Defesa Civil divulgou orientações à população em caso de mau tempo. Em emergências, o morador pode telefonar para 193, para o Corpo de Bombeiros, ou 199, para a própria Defesa Civil.

Alagamentos

  • evitar contato com as águas;
  • não dirigir em áreas alagadas;
  • evitar pontilhões e pontes submersas;
  • redobrar atenção com as crianças.

Deslizamentos

  • ficar atento a inclinação de postes e árvores;
  • ficar atento a qualquer movimento de terra ou encostas próximo à sua residência;
  • ficar atento a aparecimento de rachaduras em muros ou paredes

Fonte: G1SC

ntcgroup