O frio extremo que atingiu a Serra catarinense na madrugada desta segunda-feira (1º) deixou os campos branquinhos e cobertos de geada. Em Bom Jardim da Serra, por exemplo, a mínima chegou a -6,62ºC, segundo a Epagri/Ciram. Também houve temperaturas negativas em Urupema, com -6,22ºC, Urubici com -5,24ºC e São Joaquim, com -4,45º.

Já o famoso Caminhos da Neve, em São Joaquim, considerada uma das regiões mais frias do país, marcou mínima de –6,5ºC, segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O local também registrou geada nesta segunda.

A semana começa com previsão de frio e risco de geada ampla em toda Santa Catarina. O motivo é a forte massa de ar frio de origem polar que avançou sobre o Sul do Brasil, causando frio extremo, conforme o Inmet.

Por conta disso, o Inmet emitiu um alerta laranja para onda de frio, vigente até às 8h de terça-feira (2). O alerta engloba todo o Rio Grande do Sul e metade de Santa Catarina. Uma das preocupações é com a possível ocorrência de geada negra, que pode acarretar na perda de plantações

Fonte: NSC

ntcgroup