A prefeitura de Otacílio Costa, através da Secretaria de Saúde, disponibiliza tratamento fisioterapêutico nas unidades de saúde do Novo Mundo, Santa Catarina, Igaras, Fátima I, além do interior uma vez por semana e nas residências, onde os pacientes não podem se deslocar até a UBS.


De acordo com a fisioterapeuta da UBS Santa Catarina, Katiuce Ribeiro Medeiros, o principal motivo da procura por atendimento é lombalgia (dor nas costas), seguido de problemas relacionados a postura e tendinites nos ombros.
Para ela, a fisioterapia na Saúde Pública é um ganho enorme para à população.
“A fisioterapia na saúde pública busca prevenir, tratar e, principalmente, recuperar disfunções, gerando promoção de saúde, qualidade de vida e bem estar”, ponderou.


Katiuce recomenda incluir como rotina diária a prática de atividade física, pois ajuda na prevenção de lesões.
“A prática de atividade física regular reduz a pressão arterial, melhora as estruturas ósseas e musculares, ajuda o sistema imunológico para combater doenças, preveni osteoporose, diabetes e risco de infarto e ainda melhora a postura e eventuais dores”, afirmou.


Os pacientes que necessitam de fisioterapia em Otacílio Costa devem levar seu pedido médico até a secretaria de saúde, onde serão incluídos no Sistema de Regulação (SISREG).
“Assim que a autorização seja liberada, o paciente será avisado por telefone em qual local, data e horário está agendado seu atendimento”, finalizou a fisioterapeuta.

Fonte: Site da prefeitura de Otacílio Costa

ntcgroup