Neste domingo (16) e ao longo da segunda-feira (17), a atuação de uma baixa pressão no oeste catarinense e a influência de uma frente fria com características estacionárias sobre o norte do RS e áreas de divisa com SC, mantêm o tempo instável na porção sul e oeste de Santa Catarina, trazendo chuvas volumosas.

No Litoral Sul, onde as instabilidades já atuam desde a madrugada, a chuva se mantém persistente ao longo do domingo (16), variando com moderada a forte intensidade e trazendo volumes elevados, principalmente nas áreas próximas à divisa com o estado gaúcho. Já entre o Grande Oeste e o Planalto Sul, as instabilidades se formam no decorrer da manhã deste domingo (16) nas áreas de divisa com a Argentina e avançam ao Planalto Sul no decorrer do dia, ganhando força a partir do final da tarde, principalmente no Extremo Oeste e Oeste catarinense. Na segunda-feira (17), as chuvas continuam persistentes no Grande Oeste, por vezes de forte intensidade mas diminuem gradualmente no Litoral Sul.

Ao longo do período, são esperados volumes entre 100 a 130 mm no Grande Oeste, mas que podem se aproximar ou até mesmo superar a marca dos 150 mm, sobretudo em trechos do Extremo Oeste e Oeste, principalmente nas áreas de divisa com o RS. No extremo sul do Litoral Sul, onde as chuvas persistem desde a madrugada do domingo, ainda são esperados cerca de 60 a 80 mm entre o domingo (16) e a segunda-feira (17) com pontuais acima.

O risco é alto nas áreas em laranja e moderado nas áreas em amarelo para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. O risco é baixo nas áreas em verde.

Fonte: RWTV

ntcgroup