As equipes do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina que atuam no Rio Grande do Sul já resgataram mais de 360 pessoas e 30 animais em situação de risco. O estado vizinho é castigado por fortes chuvas desde domingo (28), somando 39 mortos e 68 desaparecidos até agora.

A maior parte dos resgates é de vítimas ilhadas em cima dos telhados das residências, de acordo com a corporação.

— Estamos desde ontem com duas equipes de força-tarefa em Cruzeiro do Sul (região do Vale do Taquari). Encontramos situações extremas: 20 pessoas sobre telhados, aguardando socorro, dormindo praticamente na água. Ao chegarmos hoje pelas 7h, o primeiro resgate foi de uma embarcação, todas as vítimas estavam em árvores — relata o tenente-coronel Fábio Collodel, comandante das Forças-Tarefas do CBMSC.

No total, 34 socorristas catarinenses foram enviados ao Rio Grande do Sul na manhã de quarta-feira (1º). Também foram mandadas 11 embarcações, 8 viaturas 4×4 e uma viatura com equipamentos específicos para resgate em deslizamentos.

Atuam no Rio Grande do Sul sete equipes de força-tarefa com bombeiros de Florianópolis, Blumenau, Criciúma, Itajaí, Tubarão, São José e Balneário Camboriú. Também foi mandada uma equipe da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) para auxiliar no resgate e no apoio humanitário às famílias desabrigadas.

Fonte: NSC

ntcgroup