Um deslizamento de terra interditou totalmente a SC-390, na altura no km 33, em Ipira, no Oeste catarinense. Ninguém se feriu, mas a rodovia ficou interditada nos dois sentidos nesta quinta-feira (2). Segundo a Polícia Militar Rodoviária (PMRv), o deslizamento ocorreu por volta das 12h30. Há desvios sinalizados, mas o trajeto é por estradas de chão.

As chuvas em Ipira já motivaram o cancelamento das aulas da rede municipal, na tarde desta quinta. Além disso, linhas de ônibus foram suspensas, segundo a prefeitura.

Atenção na Serra do Rio do Rastro

Ainda conforme a PMRv, outro trecho da SC-390, na Serra do Rio do Rastro, demanda atenção. O trecho está liberado e o trânsito flui normalmente na tarde desta quinta, mas há riscos de desmoronamentos na região, conforme alerta da Defesa Civil. Portanto, a orientação é que quem transitar pela região o faça com cuidado e atenção.

SC em alerta para chuvas

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta por conta da previsão de chuva intensa no Estado. O aviso principalmente para as áreas na divisa com o Rio Grande do Sul, onde o risco é alto para ocorrências como inundações e enxurradas. Segundo o órgão, no Litoral Sul já houve o registro de grandes volumes, acima dos 100 milímetros, durante a madrugada de quinta-feira (2).

Uma frente fria vinda do estado gaúcho provocou o aumento do volume de chuvas já na madrugada, o que deve se intensificar ao longo desta quinta e também na sexta-feira (3). O Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul são as regiões que devem ter os maiores volumes de chuva.

Além disso, temporais com descargas elétricas, fortes rajadas de vento e queda de granizo também estão previstos na sexta-feira (3). Os volumes de chuva acumulada entre quinta e sexta devem variar entre 150 e 200 milímetros nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, áreas do Meio-Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul, podendo até superar esses valores de forma pontual.

Já no norte do Meio-Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e áreas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, os acumulados de chuva devem ficar em torno de 100 milímetros.

De acordo com o boletim da Defesa Civil, o risco é alto para enxurradas e inundações nas regiões do Grande Oeste e Planalto Sul catarinense. O rio Uruguai deve ter elevações significativas em municípios como Itapiranga, Mondaí, Palmitos e Águas de Chapecó, além de municípios próximos aos rios Chapecó, Chapecozinho e do Peixe.

As bacias dos rios Mampituba e Araranguá, e do rio Canoas, na região do Planalto Sul, apresentam risco alto para enxurradas e moderado para inundações. A situação é de atenção para enxurradas e inundações nas bacias hidrográficas do Alto Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

Via NSC

ntcgroup