A barragem 14 de Julho, localizada no município de Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, colapsou nesta 5ª feira (2.mai.2024). Em seu perfil nas redes sociais, o prefeito Diogo Segabinazzi disse que o transbordo ocorreu devido às fortes chuvas que atingem a região. Ele orientou que a população de cidades próximas deixem suas casas imediatamente. “A tendência é que o nível do rio Taquari suba de 2 a 4 metros nas próximas horas. A gente precisa informar o máximo de pessoas possíveis”, afirmou.
A orientação da Defesa Civil é que os moradores dos municípios de Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado deixem áreas de risco e procurem abrigos públicos ou outro local de segurança para permanecer durante a elevação de nível do rio.
De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, o rompimento é investigado pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica), responsável pela barragem. A Agência disse que a estrutura já estava submersa e identificou uma movimentação mais turbulenta da água, possivelmente pelo comprometimento da chamada ombreira direita, uma das laterais onde a barragem está apoiada. “O grande problema agora é a velocidade com que a água vai descer rumo a Santa Bárbara e Santa Tereza. A altura da água não deve mudar muito, porque o nível do Rio das Antas estava passando sobre a barragem. O risco agora é a vaz…
Fonte: Poder360