Esta reta final de filiações partidárias acabam confirmando algumas tendências na Serra Catarinense, inclusive com situações curiosas. O PL anunciou que não abriria mão de lançar candidatura própria em Otacílio Costa, a terceira maior cidade da Serra, apesar de ter o vice (Leonir Ribeiro da Silva) eleito na dobradinha com o MDB de Fabiano Baldessar.
A ideia, portanto, seria acabar com a parceria e se aventurar numa candidatura própria. O atual vice até resistiu aguardando que houvesse um respeito à história construída na parceria PL e MDB no município.
Porém, diante da insistência de que o PL tem que ser protagonista na disputa, com a garantia do deputado Marcius Machado de que o nome da sigla para concorrer é Henrique Costa, o vereador mais votado de 2020, ao atual vice não coube outra alternativa. Leonir Ribeiro da Silva se desfiliou do PL, ingressou no Cidadania e manterá a dobradinha com o MDB de Baldessar. Quem nos confirmou a informação foi o coordenador regional do MDB, Juarez Matos, que integrou o evento da noite de quinta-feira, 04, de filiações em Otacílio Costa.
As informações foram postada inicialmente no Blog do Edson Varela.