transportadora do caminhão que tombou e contaminou um rio com ácido sulfônico, na Serra Dona Francisca, em Joinville, foi autuada e multada em R$ 3,3 milhões por poluição ambiental pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) nesta sexta-feira (02). A partir de agora, a empresa tem prazo de dois dias para responder à notificação e 20 dias para apresentar defesa.

De acordo com informações do governo de Santa Catarina, o IMA entregou a notificação técnica para que a empresa inicie amplo monitoramento da fauna e dos recursos hídricos impactados pelo produto, para que se constatado prejuízos ao meio ambiente, a transportadora faça uma restauração ambiental.

Técnicos do órgão ainda trabalham na limpeza do local e, de acordo com o IMA, alguns picos de vazamento ainda podem ocorrer na área. A orientação é que até a finalização do trabalho e dos estudos de impacto ambiental, a população evite o contato direto com a água e a vegetação que está nos arredores do local.

Após interrupção, o reabastecimento de água em Joinville voltou à normalidade na última terça-feira (30). Na mesma data, o trânsito na Serra Dona Francisca foi liberado após ficar totalmente bloqueada por cerca de 24 horas.

Acidente com ácido sulfônico

Um caminhão com um carregamento de ácido sulfônico tombou e pegou fogo na Serra Dona Francisca, em Joinville.

De acordo com informações da Polícia Militar Ambiental de Joinville, o acidente aconteceu no Km 16. A carreta estava carregada com um produto químico chamado ácido sulfônico, usado para a fabricação de detergentes líquidos, desengraxantes, multiuso, limpa alumínio e limpadores em geral.

Após o acidente, o carregamento vazou e a rodovia precisou ser interditada. O motorista sofreu ferimentos e queimaduras pelo corpo, foi internado no Hospital São José e recebeu alta dias depois.

Fonte: Rádio Educadora

ntcgroup