Após um acidente envolvendo um caminhão com carregamento de ácido sulfônico causar o vazamento do produto no Rio Seco, em Joinville, a Estação de Tratamento de Água (ETA) do Cubatão foi fechada preventivamente para a captação nesta segunda-feira (29). Com isso, 34 bairros podem ficar sem água nas próximas horas. Ainda não há previsão para a reabertura da estação.
Ainda por conta do vazamento, a prefeitura de Joinville decretou situação de emergência e alerta para a necessidade de economizar água na cidade.
Técnicos da Companhia Águas de Joinville realizam análises constantes para garantir que não há resquícios do produto químico. A empresa constatou que os níveis dos reservatórios estão baixando rapidamente. Por volta das 10h30min, ele estava em média de 50%, o suficiente para quatro horas de consumo.
A interrupção também tem como objetivo garantir a segurança dos consumidores e para que o morador não receba água com resíduos provenientes do acidente. Nas imagens registradas do local, é possível ver a espuma que se formou nas águas do Rio Seco. A Secretaria do Meio Ambiente de Joinville confirma que o vazamento foi a causa da espuma.
O fechamento irá permanecer até que sejam finalizadas as análises químicas das amostras coletadas e que seja comprovado que não há risco para o consumo.
Fonte: NSC