A semana em Santa Catarina começa com tempo instável e temperaturas mais amenas em relação aos últimos dias. No domingo (21) a chuva atinge mais a parte leste do Estado, se estendendo também para o Oeste na segunda-feira (22), conforme previsão do tempo da Defesa Civil.

Neste domingo (21), a circulação marítima (transporte de umidade do oceano para o continente) reforça a nebulosidade na metade leste do Estado. No litoral, essa umidade favorece a ocorrência de chuvas ao longo do dia, especialmente no Litoral Sul, onde o dia será mais nublado e a chuva deve ser mais recorrente e com maiores volumes, eventualmente acompanhada de trovoadas.

Entre os planaltos e o Alto Vale do Itajaí há condições para pancadas de chuva e temporais isolados à tarde. O risco é baixo a moderado para ocorrências associadas à chuva e aos temporais isolados. No Oeste, o tempo volta a ficar firme e o sol aparece entre poucas nuvens.

As temperaturas máximas variam de 27°C a 30°C na maior parte do Estado, chegando aos 32°C no Grande Oeste. A exceção fica para o Litoral Sul e principalmente nas áreas da Serra, Planalto Sul e Grande Florianópolis, onde as temperaturas sobem menos no decorrer do dia.

Previsão do tempo para segunda

Na segunda-feira (22), a circulação marítima continua favorecendo a ocorrência de chuvas intercaladas com períodos de melhoria ao longo do litoral catarinense, podendo gerar acumulados pontualmente elevados devido à sua persistência, especialmente no Litoral Sul e Litoral Norte.

Já nas áreas entre o Oeste e os planaltos, a influência de uma área alongada de baixa pressão traz condições para novos temporais de forma isolada com chuva pontualmente intensa entre a tarde e à noite. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.

No amanhecer, as temperaturas variam entre 10°C e 16°C entre os Planaltos, Meio-Oeste e Grande Florianópolis Serrana. Nas demais áreas, variam entre 16°C e 21°C.

À tarde, as temperaturas ficam próximas dos 30°C no Extremo Oeste e Oeste, e variam entre 24°C e 27°C ao longo do litoral, Meio-Oeste e Vale do Itajaí.

Fonte: NSC

ntcgroup