As instabilidades no tempo, que podem trazer temporais, chuva intensa e alagamentos para Santa Catarina, continuam ao menos até domingo (21). É o que diz a previsão do tempo da Defesa Civil, que também emitiu um alerta para ocorrências.
Nesta quarta-feira (17), uma frente fria se formou sobre o Rio Grande do Sul e avançou sobre Santa Catarina na madrugada e pela manhã. Isso, associado ao calor intenso (as máximas podem chegar a 36°C em algumas partes do Estado) e a umidade, intensificam os temporais.
Segundo a Defesa Civil, o risco é alto para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e partes do Oeste, Litoral Sul, Planalto Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis. Para as demais áreas, o risco é moderado.
Temporais causaram estragos em SC
A tempestade que atingiu o Sul de Santa Catarina durante a noite de terça-feira (16) e a madrugada de quarta-feira (17) deixou ruas alagadas em Criciúma e provocou ventos de mais de 100 km/h em Laguna.
Laguna também foi o município com maior volume acumulado entre a noite de terça e madrugada de quarta: foram 90,4 milímetros durante o período, conforme divulgou a Defesa Civil. Em Criciúma, o volume de chuva acumulado ultrapassou os 80 milímetros em 12 horas. Nos vídeos que circulam pelas redes sociais, é possível ver ruas completamente alagadas devido à força da tempestade.
O tempo nos próximos dias
O tempo permanece instável também na quinta-feira (18), devido à influência da frente fria, combinada a uma área de baixa pressão. Ainda há risco alto para ocorrências relacionadas aos temporais, como destelhamentos, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas pontuais.
A sensação de calor e abafamento também permanece, com as mínimas entre 17°C e 25°C, e as máximas podendo chegar a 34°C em boa parte do Estado. No Litoral Sul, o mar fica agitado e as ondas podem chegar a 2 metros de altura.
Na sexta-feira (19), com a frente fria indo sentido Norte, a instabilidade diminui em boa parte de Santa Catarina. No entanto, a atmosfera instável, influenciada por uma área de baixa pressão e o fluxo de ar quente e úmido, segue mantendo a possibilidade de temporais isolados nas áreas de divisa com o Paraná, incluindo o Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte. O risco é baixo a moderado para ocorrências meteorológicas.
Nas demais áreas, o tempo é mais firme, com sol e variação de nuvens. Nos pontos mais altos da Serra, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Baixo e Médio Vale do Itajaí, a circulação de umidade gerada pela formação de um ciclone extratropical em alto mar, mantém a condição para chuvas fracas e esparsas, mas não há risco para ocorrências.
Durante o dia, as temperaturas ficam entre mínimas de 17°C e máximas que podem chegar a 36°C em algumas partes do Estado, como no Vale do Itajaí.
No sábado (20), a possibilidade temporais isolados continua em todo o Estado. No domingo (21), é quando as instabilidades diminuem sobre o Estado, mas as chuvas não vão embora, favorecidas pela circulação marítima, em especial entre o Meio Oeste e o litoral.
Fonte: NSC