A manhã desta terça-feira (28) é com tempo instável e chuvas em todas as regiões de Santa Catarina. Conforme a Defesa Civil, devido à formação de um sistema de baixa pressão na Costa catarinense, as regiões do Estado podem contar com chuvas volumosas e persistentes com intensidade forte e trovoadas.
Além disso, um alerta emitido pelo portal MetSul Meteorologia desperta um cuidado especial para a ocorrência de chuvas orográficas (chuva por efeito de relevo) que devem gerar transtornos para o Leste catarinense.
Ainda, o portal aponta que esta terça-feira será marcada por precipitações ao longo do dia no Sul do Brasil. Episódios de temporais no Estado não estão descartados, porém, se ocorrerem, conforme a Met Sul Meteorologia, serão muito pontuais e localizados.
Chuva orográfica tende a ser intensa em Santa Catarina
O portal meteorológico também destaca que as chuvas serão por vezes moderadas a fortes em território catarinense. Uma das áreas com risco de período chuvoso mais intenso é Florianópolis, Capital do Estado, por conta de ventos úmidos vindos do mar.
A Defesa Civil do Estado destaca o risco alto a muito alto para alagamentos, deslizamentos e enxurradas nas áreas entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul do Estado. Além de serem esperados volumes significativos de precipitação neste período.
Ainda, o vento Leste/Nordeste ganha força, entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul, nesta terça-feira e contará com rajadas entre 50 e 70km/h.
Novo alerta da Defesa Civil
Um novo alerta da Defesa Civil, emitido às 8h15 desta terça-feira revela que ao longo desta terça e da madrugada de quarta-feira (29), segue a condição de chuva intensa e volumosa no Estado. A pasta ressalta que as regiões da Grande Florianópolis, Baixo e Médio Vale do Itajaí, Litoral Sul e Planalto Sul, as chuvas são mais presentes.
De acordo com o alerta, o risco é muito alto nas áreas em vermelho, alto nas áreas em laranja, moderado nas áreas em amarelo e baixo nas áreas em verde no mapa. As ocorrências destacadas são: alagamentos, enxurradas e deslizamentos. Os temporais também podem provocar danos à rede elétrica, destelhamentos, queda de galhos e árvores.
Os acumulados de precipitação no período podem somar valores médios entre 120 e 200 mm nas áreas em vermelho, 70 a 130 mm nas áreas em laranja e 20 a 40 mm nas áreas em amarelo e entre 5 a 20 mm nas áreas em verde. Em todas as regiões, os acumulados podem ser pontualmente maiores, de acordo com a Defesa Civil.
Chuva perde força na quarta-feira em Santa Catarina
Conforme a Defesa Civil, na quarta-feira, as precipitações perdem força, mas continuam frequentes na faixa Leste catarinense e áreas próximas. Além disso, os maiores acumulados podem ser percebidos entre a madrugada e a manhã de quarta-feira.
No Grande Oeste e áreas de divisa com o Paraná o sol aparece na manhã, favorecendo a elevação da temperatura. Contudo, essa condição que combinada a umidade disponível resulta em condições para temporais isolados entre a tarde e o início da noite.
As temperaturas voltam a subir, com máximas superando 30°C do Extremo-Oeste ao Litoral Norte e variando de 23°C a 25°C nas demais regiões do Estado.
Quinta-feira com chuva fraca e isolada na Grande Florianópolis
A quinta-feira (30) será marcada pela presença de nuvens e chance de chuva fraca e isolada na faixa Leste do Estado, abrangendo as regiões entre a Grande Florianópolis e o Litoral Sul. Contudo, a Defesa Civil aponta que no decorrer do dia as instabilidades cessam e o sol volta a aparecer.
Nas demais regiões, o sol aparece em meio a nuvens, elevando as temperaturas. Entre a tarde e a noite, retornam as condições para pancadas de chuva e temporais isolados no Grande Oeste, com risco baixo para ocorrências meteorológicas.
À tarde faz calor em todas as regiões com temperaturas máximas entre 32°C e 34°C do Extremo-Oeste ao Litoral Norte e próximas a 30°C nas demais regiões.
Sexta-feira de tempo firme e calor em todo o Estado
Na sexta-feira (1º), tempo firme e predomínio de sol no Estado e calor, com temperaturas máximas entre 30°C e 35°C na maioria das regiões e podendo se aproximar de 38°C no Extremo-Oeste.
O sábado (2) começa com tempo estável e com predomínio de sol, mas no decorrer da tarde o tempo muda, com a chegada de uma frente fria a Santa Catarina, que provoca precipitações e temporais, começando pelas áreas de divisa com o RS no início da tarde e se estendendo para as demais regiões no restante do período.
Fonte: ND+