O governo federal enviou, neste sábado (25), uma força-tarefa a Santa Catarina para acompanhar as ações de assistência aos municípios atingidos por fortes chuvas e enchentes nos últimos dias. A intenção é reforçar o apoio, em parceria com o governo do estado, de ajuda humanitária, de restabelecimento e de reconstrução.

O grupo é coordenado pelo ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes. Segundo ele, 180 municípios decretaram situação de emergência ou calamidade no estado depois dos temporais, registrados desde o último dia 14. As enchentes resultaram na morte de três pessoas, além de deixarem cerca de 5,8 mil desabrigados. 

O envio da comitiva acontece após reunião de Góes com parlamentares catarinenses. No encontro, deputados e senadores do estado solicitaram orientações para agilizar os pedidos de reconhecimento federal de situação de emergência e também recursos para ações de prevenção e atendimento à população afetada pelo desastre.

O ministro afirmou estar atuando em apoio ao estado de maneira transversal, com participação de outras pastas. “Junto conosco estão, por exemplo, os ministérios da Saúde, do Meio Ambiente e Mudança do Clima e do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar. Estamos todos unidos para que seja possível auxiliar os municípios afetados da forma mais rápida possível”, disse.

Informações de SCC10

ntcgroup