A menos de um mês para o início oficial do verão, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) alerta para a prevenção de acidentes como afogamentos em piscinas e, principalmente, nas praias do Estado.

— A maior parte dos acidentes em ambientes aquáticos ocorrem com pessoas que superestimam suas capacidades ou não sabem como agir quando se deparam com alguma situação de perigo —, afirma o coronel Aldrin Silva de Souza, comandante da 1º Região Bombeiro Militar, área responsável pelo litoral catarinense, que concentra maior parte da Operação Veraneio.

Esta é a maior operação do CBMSC, e envolve planejamento, organização e controle, e resulta na prevenção e salvamento aquático. Entre as ações estão o emprego de guarda-vidas civis voluntários (GVCV) e viaturas adequadas a esta atividade. A operação é feita em três etapas: pré-temporada, temporada e pós-temporada.

Atualmente o CBMSC está na fase de pré-temporada da Operação Veraneio. Nesta fase, os postos de guarda-vidas são ativados gradativamente, principalmente aos finais de semana e feriados. O monitoramento da pré-temporada é feito em 108 praias, em 25 municípios, com um total de 243 postos guarda-vidas. A temporada inicia no dia 16 de dezembro.

Preparação dos guarda-vidas civis voluntários

Todo guarda-vida civil voluntário que atua no litoral catarinense durante a Operação Veraneio, passa por curso de certificação. Aqueles que já têm o curso são recertificados, para estarem aptos a fazer os salvamentos.

Todos eles atuam sob a supervisão de militares do CBMSC. Atualmente, cerca de 800 guarda-vidas civis estão em formação e 758 já estão recertificados, ou seja, aptos para atuar nesta temporada. Duas turmas estão em andamento.

Estes cursos abordam sinalização de praia, orientação para banhistas, sinais sonoros, entre outros. Já os testes de aptidão física são atualizados rotineiramente, seguindo o padrão internacional de salvamento aquático e proporcionam que o guarda-vidas civil realize provas que simulam a rotina de trabalho. Ele é capacitado, também, para realizar atendimento pré-hospitalar (APH).

Como saber quais praias tem posto guarda-vidas ativo

Estar em praias com postos de guarda-vidas ativo é uma das principais orientações para evitar afogamentos. O Corpo de Bombeiros tem um aplicativo, o CBMSC Cidadão, que mostra onde estão os postos.

A informação está no ícone “praias”, onde também é possível visualizar as condições do mar (de acordo com as cores das bandeiras), a incidência de águas-vivas, a balneabilidade da água, presença de ressaca, além dos endereços dos postos de guarda-vidas.

Dicas para curtir a praia com segurança

O CBMSC alerta para algumas práticas fundamentais para a segurança do banhista:

  • Busque locais onde há serviços de guarda-vidas;
  • Fique atento à sinalização dos postos. Bandeira vermelha significa alto risco de afogamento; bandeira amarela, médio risco de afogamento; e bandeira verde, baixo risco de afogamento. Há ainda a bandeira lilás, que indica presença de água-viva e a bandeira preta, que indica que aquele posto está desativado;
  • Preste atenção especial à sinalização na faixa de areia, em que a bandeira vermelha triangular significa que aquele local é perigoso. A mesma bandeira normalmente sinaliza, também, que há uma corrente de retorno;
  • Respeito aos avisos e alertas dos guarda-vidas;
  • Caso seja surpreendido por uma corrente de retorno, mantenha a calma e nade paralelamente à praia buscando um banco de areia. Jamais nade contra a corrente, em direção à praia. Peça ajuda sinalizando com os braços;
  • Evite nadar ou mergulhar próximo aos costões;
  • Após uma refeição ou ingestão de bebida alcoólica, não entre na água;
  • Se for queimado por uma água-viva, não esfregue o local e nem utilize água doce para lavar. A indicação é para o uso de vinagre.

Informações de NSC

Stefani Souza