Santa Catarina deve registrar chuva intensa entre este sábado (28) e a manhã de domingo (29), com risco alto ou muito alto para ocorrências como alagamentos e deslizamentos em praticamente todo o Estado.
O alerta é da Defesa Civil de Santa Catarina, divulgado às 8h deste sábado. Segundo o comunicado, entre o Meio-Oeste e o Extremo-Oeste, atingindo ainda uma parte da Serra, o volume de chuva entre sábado e domingo deve ficar entre 120 e 200 milímetros. Nesses locais, o risco de ocorrências como enxurradas, alagamentos e deslizamentos é considerado muito alto. Em algumas das regiões, esse volume de chuva é superior à média de todo o mês.
Em praticamente todas as outras regiões do Estado, como Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e parte do Meio-Oeste e do Litoral Sul, o alerta laranja do mapa indica atenção, com risco considerado alto para ocorrências. Nessas regiões, a estimativa é de chuva entre 70 e 120 milímetros de chuva.
Apenas o Extremo Sul do Estado tem previsão de volumes menores de chuva, com estado somente de observação. Nessa faixa, o volume de chuva deve ser de até 60 milímetros.
Segundo nota conjunta da Defesa Civil de SC e da Epagri/Ciram, os grandes volumes de chuva deste fim de semana ocorrem por conta da formação de uma frente fria associada a um ciclone no oceano, que se somam às demais instabilidades.
Segundo o texto dos meteorologistas, a partir deste sábado a chuva passa a ocorrer “de forma abrangente, persistente e por vezes muito intensa, resultando em altos volumes num curto período de tempo”.
A partir da segunda-feira (30) e no decorrer da semana, o tempo segue instável em Santa Catarina, com chuvas frequentes e irregulares, mas volumes menos expressivos, segundo o texto dos órgãos de monitoramento de SC.
No início de outubro, o Estado já foi castigado com fortes volumes de chuva que resultaram em enchentes em cidades como Blumenau, Rio do Sul e Taió — nesta última, a cheia foi considerada a maior da história pelo município.
Fonte; NSC