O prejuízo com os estragos causados pelas chuvas em Santa Catarina neste mês de outubro passou de R$ 1,19 bilhão. O valor foi divulgado nesta sexta-feira (20) pela gestão estadual, que atribui a estimativa ao Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), do governo federal.

Em números exatos, as perdas causadas pelas chuvas são de R$ 1.195.727.260,11. O valor ainda pode sofrer alterações futuras, também segundo informações da gestão Jorginho Mello (PL).

O S2ID, vinculado ao Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, registra as ocorrências e indica os municípios que já tiveram estado de emergência reconhecido pelo governo federal.

Calamidade pública e mortes pelas chuvas

Até aqui, 149 municípios catarinenses decretaram situação de emergência. Há ainda outros quatro em condição mais crítica, que declararam calamidade pública: tratam-se de Rio do Sul, Taió, Rio do Oeste e Laurentino, todos eles no Alto Vale do Itajaí, a região mais afetada pelas cheias da bacia do Rio Itajaí.

As chuvas deixaram estragos em ao menos 161 municípios de Santa Catarina, com deslizamentos, alagamentos, inundações e enxurradas. Em resposta ao desastre climático, o governo estadual já precisou distribuir 92.402 itens de assistência humanitária entre 27 cidades catarinenses.

Mesmo após a trégua da chuva em parte do Estado, ainda há 30.777 pessoas desabrigadas, todas elas acolhidas em abrigos abertos em 46 municípios. Santa Catarina ainda lamentou seis mortes por ocorrências associadas ao mau tempo, registradas entre os últimos dia 4 e 16.

Fonte: NSC

ntcgroup