Em entrevista coletiva na manhã desta terça-feira (11), o prefeito de Taió, Horst Alexandre Purnhagen, instruiu que, na altura de 13 a 15 metros do rio, os moradores saiam de suas casas. Ele afirma que a previsão de chuva na cidade é de 50 a 120 milímetros para quinta-feira (12).

O chefe do executivo municipal ainda explica que “até o final da tarde de hoje o rio deve dar bastante vasão e a gente deve ter espaço para guardar um pouco mais de água” e que este momento será aproveitado para preparação e resgate da população.

Confira instruções para a população

Com a previsão da chuva, a estimativa é que o rio volte a atingir, pelo menos, 12 metros de altura. Pensando na possibilidade de que a chuva possa passar a previsão tanto para baixo quanto para cima, a prefeitura pensou em cotas de emergência acima do nível previsto para alagamento.

Se a residência está em altura de 13 metros:

Já é situação de alagamento, se você ainda não saiu da residência, procure urgente um abrigo ou a residência de alguém próximo para ficar.

Se a residência está em altura de 14 metros:

A situação é de emergência. É importante ficar atento e também procurar abrigos da cidade.

Se a residência está em altura de 15 metros:

A instrução é que a população já se prepare para poder sair com calma.

“É importante que agora, com o tempo bom e seguro, a gente faça esse movimento. Então quem puder sair com calma na altura dos 15 metros, a gente também recomenda. Não deixe para a última hora para sair do local que está. Como temos tempo para fazer esse movimento, tenham paciência e ajam.”

Em caso de emergências, é possível ligar para 199 e 193.

O que levar para os abrigos

A prefeitura estabeleceu um abrigo público para receber as pessoas que não têm condições de ir a casas de familiares ou amigos. É importante levar itens de necessidade básica, documentos, remédios e colchões. Nos abrigos também há uma equipe especializada o acolhimento de animais domésticos.

O ponto de encontro para encaminhamento ao abrigo é o Galpão ao lado da Igreja Cristo Rei, na Rua Padre Eduardo. No local há uma equipe da prefeitura esperando para fazer encaminhamento para o abrigo. 

Situação de calamidade pública

Segundo a prefeitura, a cidade estava em situação de emergência e, a partir de hoje, será decretada calamidade pública em Taió. Durante a coletiva, a prefeitura informou que “de 60% a 70% de todo o centro e de toda a população já está atingida. Todas as escolas, nossos postos de saúde foram afetados.” 

Fonte: RWTV

ntcgroup