Santa Catarina é destaque no cenário industrial brasileiro nas últimas décadas. O Estado tem experimentado um crescimento significativo no setor, com aumento da representatividade industrial no país e no mercado internacional, o que reflete no crescimento do número de trabalhadores empregados em diversas ocupações.
De acordo com dados recentes do Observatório da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), as indústrias com maiores crescimentos e com maior número de contratações de profissionais envolvidos no processo produtivo são: alimentícia, produção de madeira, móveis e equipamentos elétricos.
As ocupações mais populares e com maior número de vagas no Estado incluem desde funções no chão da fábrica, alimentadores de produção e magarefes, até profissionais para ocupar cargos administrativos, como auxiliares de escritório e assistentes. Entre as ocupações mais demandadas também estão costureiros de fabricação em série, serventes de obras, pedreiros, operadores de máquinas fixas, almoxarifes e motoristas de caminhão, tanto para rotas regionais como internacionais.
A economista do Observatório da Fiesc, Mariana Correia Guedes, explica que a indústria catarinense é a mais diversificada do país, com diferentes setores se destacando em todas as regiões do estado. “Além disso, Santa Catarina possui a maior participação da indústria nos empregos totais na economia do país e, como o setor tem a maior característica de formalização, isso se reflete na menor taxa de informalidade”, pontua Guedes.
O crescimento da indústria catarinense nos últimos anos possibilita ainda que oportunidades melhores sejam oferecidas: “A indústria moderna catarinense também oferece maior rendimento médio aos trabalhadores e, dessa forma, faz com que, com melhores remunerações e benefícios, os profissionais estejam mais comprometidos”, complementa a economista.
Fonte: SCC10