A previsão para chuva intensa entre esta terça (3) e quarta-feira (4) acende um alerta para alagamentos e deslizamentos em Santa Catarina. A estimativa da Defesa Civil do Estado e da Epagri é que o volume de chuva ultrapasse os 100 milímetros nas áreas do Grande Oeste, Planalto Sul, Litoral Sul e em parte da Grande Florianópolis e do Vale do Itajaí.

Nessas áreas, o risco para alagamentos, deslizamentos e enxurradas é alto. Na quinta-feira (5), a chuva deve enfraquecer em todo o Estado, mas o tempo segue nublado.

Segundo a Defesa Civil, boa parte do Estado está em estado de atenção para as ocorrências relacionadas à chuva entre a tarde de terça e madrugada de quarta-feira. Além da chuva, rajadas de vento também podem causar danos, como destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica.

Previsão para os próximos dias

Segundo a Epagri, as instabilidades no tempo voltam a ganhar força entre sexta-feira (6) e domingo (8), entre o centro e o litoral catarinense. Nestes dias, há risco para ocorrências como alagamentos e deslizamentos, em especial no Planalto Sul, Litoral Sul, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí. 

Os grandes volumes de chuva, combinados ao solo já encharcado, podem ainda contribuir para enxurradas e inundações graduais.

A Epagri ainda afirma que, caso seja necessário, as barragens no Alto Vale do Itajaí podem ser operadas para prevenir ou mitigar inundações nesta região.

Outubro com mais chuva

Outubro já um mês mais chuvoso, se comparado com os meses anteriores, de inverno. Este ano, o El Niño favorece as chuvas mais frequentes e intensas no Estado. A expectativa é que os volumes sejam acima da média, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no Sul do Estado, em especial na primeira quinzena do mês.

ntcgroup