O tempo nesta quarta-feira (19) é marcado pela presença de nebulosidade que predomina em todas as regiões de Santa Catarina. Além da possibilidade de chuvas isoladas e de fraca intensidade nas regiões entre o Litoral Norte, Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Serra.

Com relação ao frio, o amanhecer desta quarta contou com temperaturas bem baixas em algumas regiões do Estado. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, o frio deve permanecer até esta quinta-feira (20), depois disso o tempo começa a esquentar gradativamente, com a chegada do “veranico” fora de época.

Conforme o meteorologista, essa condição está associada com um sistema de baixa pressão que começa a perder força, e irá proporcionar maiores momentos com aberturas de sol e temperaturas mínimas acima da média para o período.

Com relação às chuvas, a Defesa Civil ressalta que os acumulados serão pouco significativos e não apresentam risco para ocorrências meteorológicas neste período.

As temperaturas mínimas no amanhecer oscilam de 3°C a 7°C nos planaltos, podendo ser mais baixas nos pontos mais elevados, de 5°C a 10°C no Grande-Oeste, e de 11°C a 14°C no Vale do Itajaí e Litoral.

Na parte da tarde, as temperaturas máximas variam de 13°C a 17°C na maioria das áreas do Estado, e de 8°C a 12°C na Serra. Conforme a Defesa Civil, apenas na região do Oeste catarinense as máximas devem se aproximar dos 20°C neste dia.

Tempo melhora gradativamente na quinta-feira em Santa Catarina

A quinta-feira (20) ainda se mantém com condição de predomínio de nebulosidade no Centro-Leste do Estado. Contudo, as temperaturas tendem a subir em comparação com o dia anterior, conforme a Defesa Civil.

Já as regiões entre o Litoral Norte, Alto Vale e a Grande Florianópolis, apresentam condições para a chance de chuva fraca e bem isolada. O órgão aponta que o sol deve aparecer entre nuvens na região do Oeste do Estado.

No amanhecer, as temperaturas oscilam entre 11°C e 14°C na maioria das áreas, de 7°C a 10°C nos planaltos e ficam em torno dos 16°C no Litoral. À tarde, as máximas sobem mais em comparação ao dia anterior, ficando entre 17°C e 22°C na maioria das áreas e se aproximando dos 25°C no Oeste catarinense.

O órgão alerta para a possibilidade de ocorrências de rajadas de vento ocasionais de fraca a moderada intensidade, com picos entre 35 a 50 km/h. Ainda, a Defesa Civil ressalta que não há riscos para ocorrências meteorológicas neste período.

Sol volta a aparecer na sexta-feira?

Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, o sol volta a aparecer entre o Oeste e o Planalto Norte nesta sexta-feira (21). Já nas demais áreas catarinenses a sexta-feira conta com uma maior variação de nebulosidade.

Ainda, nas regiões do Litoral Norte e Grande Florianópolis, ainda existe a chance de chuvas rápidas e de fraca intensidade. O órgão aponta ainda, que as chuvas acontecem devido ao fluxo de umidade vinda do oceano.

As temperaturas no amanhecer, oscilando de 7°C a 14°C entre os planaltos e o Meio-Oeste, e de 15°C a 19°C no Oeste e no Litoral. No período da tarde as temperaturas voltam a ficar elevadas para esta época do ano, ultrapassando os 25°C no Oeste e Litoral Sul. Nas demais áreas as máximas ficam entre 18°C e 23°C.

Condição do tempo para o fim de semana

No sábado (22) o sol volta a predominar em todas as regiões de Santa Catarina. As temperaturas permanecem amenas durante a manhã, mas se elevam gradativamente até a tarde, permanecendo na casa dos 23°C em boa parte do Estado e ultrapassando os 26°C no Extremo Oeste.

O domingo (23) será semelhante ao dia anterior, mas o calor se intensifica durante a tarde. As máximas devem ser bastante elevadas em relação ao esperado para esta época do ano, atingindo os 25°C em praticamente todas as regiões. Conforme o meteorologista Piter Scheuer, no Grande-Oeste e no Litoral Sul os termômetros devem ultrapassar os 26°C e se aproximar dos 30°C neste dia.

As informações são da ND+

ntcgroup