Santa Catarina pode ter um espetáculo de inverno nesta semana, com a previsão da Defesa Civil apontando para a possibilidade de neve na Serra Catarinense. A mistura de umidade e ar frio, que deve trazer queda de temperatura na região entre quarta e quinta-feira (13), aumenta as chances de ocorrência do fenômeno na sexta.

As condições meteorológicas que favorecem a chegada da neve à Serra Catarinense estão se alinhando, com a Defesa Civil prevendo a ocorrência do fenômeno para a próxima sexta-feira. Além da neve, chuvas congeladas ou congelantes também estão previstas para o Estado.

A previsão é influenciada pela presença de um ciclone extratropical que, segundo o órgão, deve causar ventanias de até 115 km/h em parte do litoral catarinense. Há ainda riscos de alagamentos, deslizamentos, enxurradas, vendavais e granizo na região Sul do Estado.

As chuvas intensas se concentrarão especialmente na Grande Florianópolis, Planalto e Litoral Sul, onde as precipitações podem alcançar até 150mm em um dia. Em decorrência das condições climáticas, a Marinha do Brasil emitiu um alerta sobre a ressaca marítima, com ondas que podem chegar a 4,5 metros de altura durante a semana.

No sábado, espera-se que a massa de ar seco e frio proporcione tempo firme e ensolarado no Estado, embora o mar continue agitado, com riscos associados a alagamentos costeiros.

A Defesa Civil detalha em seu alerta que na sexta-feira (14), o ciclone extratropical, mesmo distante em alto mar, continuará trazendo umidade para a costa, mantendo a presença de nuvens e condição para chuva ocasional. Na Serra, a combinação de umidade com o ar frio favorece a possibilidade de precipitação invernal, incluindo chuva congelada, congelante e neve.

Vale lembrar que Santa Catarina já registrou a primeira neve de 2023 em abril, mais cedo do que no ano passado, quando ocorreu em maio. O fenômeno aconteceu em Bom Jardim da Serra e foi a quinta ocorrência registrada no mês de abril desde 1999, a última em 2016.

Fonte: Visor Notícias

ntcgroup