Criada em 2017 por 4 cofundadores que visavam impulsionar organizações a uma cultura data driven, a Indicium completou 5 anos no mercado com mais de 185 projetos, gerando R$ 400 milhões em ROI (retorno sobre investimento). A empresa catarinense registrou crescimento de 200% em 2023 e projeta faturar R$ 30 milhões.
Além de atender empresas nacionais, a Indicium possui cerca de 40% da base de clientes nos Estados Unidos, nos segmentos de varejo, indústria, serviços financeiros, energia e logística. A empresa atua desde a análise estratégica de necessidades, estruturação e implementação de processos e metodologias próprias de dados, ao treinamento de times que implementem e mantenham uma cultura continuamente orientada por dados.
“Percebemos que as enterprises já entenderam a relevância de usar dados […] Apesar disso, nem sempre conseguiram implementar ou deixar as soluções ativas, gerando baixo retorno no investimento”, explica Isabela Blasi, cofundadora e Diretora de Novos Negócios da Indicium. “Pensando nisso, direcionamos nosso negócio para atuar em toda a jornada de dados”, completa.
Por meio de um diagnóstico do negócio, a Indicium constrói uma estratégia de dados customizada, acompanha, fomenta e otimiza projetos para facilitar a escala e seguimento da jornada data driven. O que inclui formar talentos, treinar e capacitar clientes em metodologias como Modern Data Stack, usada por empresas como Spotify, Uber e Airbnb.
Em 6 anos, a Indicium alcançou 20 países, realizando mais de 185 projetos. Para garantir o alto desempenho dos times de dados, a empresa também criou uma frente de formação profissional na área chamada Indicium Academy.
Outra iniciativa é o Lighthouse, programa de educação voltado para estudantes que desejam ingressar na área de dados e profissionais em transição de carreira, no qual durante seis meses eles recebem uma bolsa, enquanto aprendem e aplicam os conhecimentos. O programa já formou mais de 100 alunos.
Fonte: ND