Um pescador identificado por ser o responsável pela morte de 12 tartarugas encontradas presas a uma rede de pesca irregular em Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, foi multado em R$ 65 mil. O valor foi aplicado pela Polícia Militar Ambiental.

Os animais foram localizados no dia 16 de maio e a multa foi informada pela Secretaria Executiva de Aquicultura e Pesca de Santa Catarina na quinta-feira (25). No total, 13 tartarugas foram encontradas presas à rede, mas apenas uma sobreviveu.

Além da multa, o caso também é acompanhado pelo Ministério Público Federal (MPF), através de uma Notícia de Infração Penal Ambiental (NIPA). No governo catarinense, o caso também é apurado por um procedimento interno.

O nome do pescador não foi divulgado e a reportagem não conseguiu contato com ele. Segundo a Polícia Ambiental, o homem pode recorrer do valor aplicado.

Animais encontrados por moradores

Moradores notaram as tartarugas presas na rede e fizeram a remoção dos animais na praia. Em seguida, acionaram o Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS).

O animal sobrevivente foi levado para tratamento na Unidade de Estabilização de Animais Marinhos da Univali, em Penha.

As 13 tartarugas-verdes (Chelonia mydas) eram jovens. Uma delas, que sobreviveu, tinha sinais de afogamento devido ao aprisionamento no petrecho. O exame também demonstrou que ela ficou presa pelo pescoço e nadadeira na malha da rede.

Outros animais encontrados vivos foram soltos e devolvidos ao mar no momento da remoção.

Fonte: G1 SC

ntcgroup