Uma carga milionária de cocaína foi descoberta dentro de um contêiner de maçãs no porto de Navegantes nesta sexta-feira (28). O material tinha como destino a Europa e foi descoberto durante uma fiscalização da Receita Federal. Essa foi a primeira apreensão do entorpecente no complexo portuário de Itajaí-Navegantes, segundo o órgão.
Os tabletes de cocaína estavam escondidos na condensadora do contêiner refrigerado que seguia para a Espanha. A pesagem apontou 35 quilos da droga e está avaliada em cerca de R$ 6,3 milhões — conforme estimativa do governo federal. Segundo os agentes, o método utilizado pelos traficantes foi o rip-on/rip-off, em que a droga é inserida no contêiner sem o conhecimento do exportador.
No ano passado, a Receita Federal apreendeu cerca de 1,5 mil quilos da droga na região.
Prisões nesta semana
Nesta semana, a Polícia Federal deflagrou uma operação em Navegantes e Itajaí para prender envolvidos na lavagem de dinheiro do tráfico internacional de drogas. Segundo as investigações, o grupo também enviava entorpecentes para várias regiões do mundo usando os portos brasileiros, inclusive os de Santa Catarina. A forma de inserir o material nos contêineres era o mesmo.
Um advogado de Navegantes foi preso apontado por criar empresa e comprar imóveis com o dinheiro do tráfico como forma de tornar os valores lícitos. Além dele, dois policiais Militares foram levados à prisão na ocasião. Houve apreensão de bens e valores em contas bancárias dos suspeitos na casa dos R$ 130 milhões, de acordo com a PF.
Fonte: NSC