Segundo informações de G1.com, Santa Catarina soma 4 mortes por dengue em 2023, sendo três mulheres e um homem, todos adultos. Boletim divulgado na quarta-feira (29) pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE) detalha que outros quatro óbitos são investigados. No Estado, são mais de 4,7 mil casos confirmados doença, média de 52 novos infectados por dia.
Com aumento de casos da doença e alta na demanda hospitalar, o governo de Santa Catarina decretou emergência em saúde. A decisão também busca reformar unidades de saúde que estão em situação precária.
Em Santa Catarina, 145 municípios estão infestados com focos de Aedes aegypti. Em três meses, foram identificados 25.105 focos em 215 cidades. A maior parte está localizada na região Oeste (veja a imagem abaixo).
Dengue: sintomas, tratamento e prevenção
O vírus da dengue é transmitido pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti e possui quatro sorotipos diferentes: DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4 – todos podem causar as diferentes formas da doença.
Todas as faixas etárias são igualmente suscetíveis à doença, porém as pessoas mais velhas e aquelas que possuem doenças crônicas, como diabetes e hipertensão arterial, têm maior risco de evoluir para casos graves e outras complicações que podem levar à morte.
Principais sintomas:
- Febre alta > 38°C
- Dor no corpo e articulações
- Dor atrás dos olhos
- Mal estar
- Falta de apetite
- Dor de cabeça
- Manchas vermelhas no corpo
A infecção também pode ser assintomática ou apresentar quadro leve. A forma grave da doença inclui dor abdominal intensa e contínua, náuseas, vômitos persistentes e sangramento de mucosas.
Todo cuidado é pouco! Fique alerta e mantenha seu lote limpo sem água parada para evitar focos do mosquito da dengue.
Reportagem e imagem de G1.com