Já pensou estar no sossego da sua casa em um dia de verão e se deparar com uma cobra rastejando perto de você? Por mais assustador que isso possa parecer, devemos estar preparados para essa situação, uma vez que cobras mais ativas durante os meses mais quentes do ano. Elas saem das tocas e podem se esconder em pátios, cômodos e até em embalagens.
O biólogo de Jaraguá do Sul Gilberto Ademar Duwe, especialista em resgate de fauna silvestre e educação ambiental, explica que com base nas observações de casos, além das altas temperaturas, a facilidade em encontrar alimentos é outro motivo para que as cobras apareçam com mais frequência fora de seus habitats naturais durante o verão.
“Nas áreas urbanas há uma disponibilidade de alimento mais fácil para esses animais. Na mata eles têm mais concorrência durante a caça. Então, muitas vezes as cobras conseguem comer mais facilmente em uma casa ou em um terreno onde há roedores”, ressalta.
Também é necessário observar questões específicas do local, desmatamento próximo às áreas de moradia, que favorecem a “visita” desses animais.
Mas, o que fazer se encontrar uma cobra na minha casa?
Segundo Duwe, quando uma cobra aparecer em casa ou em área urbana, o recomendado é ligar para um órgão ou especialista que faça o resgate. Então, primeiro é importante verificar no seu município qual órgão realiza esse tipo de resgate. Além disso, somente profissionais habilitados devem fazer a identificação da cobra e se ela é é venenosa ou não”, comenta.
O biólogo reforça que as espécies mais comuns em residências são as dormideiras e jararacas. As duas têm coloração semelhante e podem ser facilmente confundidas. Mas enquanto a dormideira é inofensiva e se alimenta de lesmas, a jararaca é venenosa se alimenta de animais como roedores e oferece risco.
Como manter as cobras longe de casa?
As dormideiras são comuns em hortas e locais com lesmas e minhocas, no entanto, por não terem veneno são inofensivas. Já para manter longe de casa as jararacas, que são peçonhentas, Duwe dá algumas dicas importantes: “Para evitar o aparecimento de jararacas o ideal é fazer o controle de roedores. Manter o terreno limpo também é importante, mas isso não afasta as cobras, apenas nos ajuda a vê-las mais facilmente”, finaliza. Se avista uma cobra, chame os Bombeiros, mantenha a calma, tente tirar uma foto para identificação e aguarde a chegada dos responsáveis em uma distância segura do animal.
Essa matéria foi retirada de: Ndmais