Sim, é isso mesmo que você leu, zumbis existem na vida real.

Mas não precisa se alarmar, ao menos não por enquanto. Os zumbis que estamos falando são pequenos insetos, contaminados por um fungo. O fungo Cordyceps infecta suas vítimas com seus esporos, tomando conta do animal infectado o tornando um “zumbi”, que no caso das formigas vai levar o inseto de volta ao ninho para o fungo se espalhar para os outros. Já em condições de temperatura, umidade e ventos favoráveis, o “zumbi” vai procurar um lugar alto para o fungo começar a crescer no corpo do animal, causando sua morte e por fim espalhando seus esporos para infectar novas vítimas.

Segundo estudos e pesquisas do Eberly College of Science: “Depois de infectado e tomado o controle, o inseto começar a agir como um zumbi, obedecendo aos estímulos transmitidos pelo parasita antes deste causar sua morte. Algumas espécies do fungo são capazes de afetar o comportamento dos insetos de tal forma, que  alguns insetos como  formigas, são levadas a subir em plantas de diversos tamanhos e se fixar antes de sua morte, garantindo um ambiente com temperatura e umidade perfeitas para o desenvolvimento do fungo. Após se fixar o inseto infectado morre e depois de alguns dias de desenvolvimento do fungo, começa a emergir do corpo do inseto uma estrutura de reprodução do fungo”, como na imagem abaixo:

Felizmente esse fungo não contamina seres humanos, mas e se contaminasse? É isso que acontece em The Last of Us, a mais nova série da HBO baseada em um dos jogos de vídeo games mais premiadas de todos os tempos. Em The Last of Us, Joel é um sobrevivente do apocalipse zumbi que eclode por contaminação do fungo cordyceps que evoluiu e começou a infectar seres humanos.

O que diferencia The Last of Us de outras séries e filmes de zumbis? Nessa trama os zumbis não são o foco principal e a série foge de ser um amontoado de cenas de ação sem sentido, para, com um roteiro primoroso, abordar as relações de Joel com a situação inusitada que acontece logo no primeiro episódio e que vai levá-lo por uma perigosa travessia pelos Estados Unidos lutando não só contra zumbis, mas contra facções de saqueadores, milícias e outras ameaças, enquanto também se redescobre como ser humano.

O quarto episódio de The Last of Us vai ao ar hoje, domingo (05/02) às 23 horas no canal HBO e no aplicativo HBO Max, com nove episódios produzidos nessa primeira temporada, a série já vem sendo elogiada pela crítica e pela audiência e deve ser uma das favoritas na briga por prêmios nesse ano. Produzida pelo premiadíssimo Craig Mazin (Chernobyl) e pelo diretor do jogo, Neil Druckmann, com Pedro Pascal (The Mandalorian, Game of Thrones, Narcos) no papel principal, The Last of Us é uma série essencial para quem gosta de uma boa história.

ntcgroup